Ads Top

Chasing Trail Ep. 11

Publicidade

SHOOTING FJORDS E MTB
Quando Mattias (Fredriksson) ligou no começo de 2016, pude sentir sua excitação pelo telefone. Ele teve uma idéia para o nosso próximo lançamento de catálogo, e ele tinha argumentos para vendê-lo: os fiordes, a misteriosa luz escandinava e trilhas ainda relativamente desconhecidas para ciclistas de montanha ... Foi o suficiente para nos fazer querer assinar o acordo.

Uma vez que o local foi definido, começamos a pensar nos pilotos que queríamos ter nas filmagens. Depois de alguns e-mails e telefonemas, montamos uma equipe internacional de pilotos vindos do Canadá, Suécia e Alemanha. Com Kevin Landry, Karen Eller, Janne Tjärnström, Jenny Liljegren, o fotógrafo Mattias Fredriksson e nossa cineasta francesa Gaëtan Rey, a tripulação estava pronta para capturar as regiões de Sunnmøre e Nordfjord.

Os suecos tinham uma viagem de 10 horas de Åre para Stranda, enquanto o resto de nós voou para Ålesund. Nosso guia Oscar Almgren da companhia de guia Uteguiden veio nos buscar e 2 horas depois nós também tínhamos chegado finalmente ao Hotel de Stranda, nosso “acampamento básico” durante a semana. Um bom sono e lá estávamos nós, prontos para começar as filmagens na manhã seguinte.

DIA 1

Bikes montadas e prontas para rodar, roupas ajustadas, sanduíches recheados (como para muitos brotos e mais geralmente para muitos passeios de bicicleta, não há muitas oportunidades de lanches nas trilhas) e fomos para Lievarden, uma bela montanha a poucos quilômetros longe de Stranda. Com vistas deslumbrantes sobre o fiorde e nas proximidades da cidade, esta trilha é muito popular entre os caminhantes locais e corredores de trilha. O “passeio” começa direto com um singletrack estreito que apresenta algumas seções técnicas íngremes interrompidas por segmentos fluidos - todos com vistas de tirar o fôlego. A área é estelar para ficar na frente de uma câmera, mas antes de realmente descer a trilha, tivemos que chegar ao topo. Isso é uma coisa que aprendemos em nosso primeiro dia de cavalgada na Noruega: o caminho para baixo também costuma ser o caminho para cima. Assim nós começamos nosso dia com uma caminhada-um-bicicleta agradável para o topo da montanha, não esquecemos de assinar o livro de visitas uma vez lá em cima e então todo o mundo estava pronto para enviar isto durante a primeira sessão.

DIA 2

O tempo estava mudando constantemente e assim foi o nosso programa diário. Depois de algumas discussões, nós finalmente decidimos entrar na balsa e ir pedalar em Liahornet, outro dos muitos cumes que compõem a região de Sunnmøre.

Nós começamos em uma estrada de pedregulho fácil antes de fundir em uma pista de caminhada; mais uma vez, a técnica de caminhada com bicicleta prevaleceu. Como estávamos empurrando nossas bicicletas para o cume, reconhecemos a ligação entre o turismo de esqui e este estilo distintamente norueguês de MTB. A maioria dos motociclistas noruegueses também são esquiadores e as viagens de esqui parecem ter inspirado essa maneira de andar de bicicleta, com longas subidas e, muitas vezes, longas caminhadas. O primeiro objetivo é chegar ao cume, independentemente da dificuldade. Uma vez no topo, a verdadeira diversão pode começar. Naquele dia, fizemos o nosso caminho por uma mistura de trilhas selvagens e naturais e semi-em forma de “caminhada-virando-a-andar de bicicleta”; encontrar um fluxo entre majestosas árvores de vidoeiro escandinavo e passar por algumas pequenas casas de madeira de estilo norueguês, o chamado Såtra.

“A serendipidade das viagens nunca deve ser ignorada. Na manhã do nosso terceiro dia, recebi uma mensagem do meu amigo Tennyson, na Colúmbia Britânica. Seu amigo de infância Torstein Engeset estava morando em Stranda e Tennyson nos encorajou a aparecer e dizer oi. ”- Kevin Landry

DIA 3

Depois de dois longos dias de filmagem (a vantagem de longos dias de verão no Norte), decidimos levá-lo um pouco mais fácil. Nós passamos a manhã em um local idílico para fotos em formato de cartão postal com casas típicas norueguesas antes de irmos para a fazenda da família Torstein, Solgen Mat, para uma tradicional Fenalår norueguesa (perna de cordeiro seca) e cerveja fresca feita em casa. A tarde foi totalmente inesperada e foi muito apreciada pela tripulação, permitindo que todos tivessem energia para o resto do tiroteio.

Obrigado pelos bons tempos Torstein e Engeset Family!

DIA 4

Apesar do tempo ainda não estar realmente do nosso lado, o tempo era limitado e ainda tínhamos lugares para explorar e fotos para registrar. Então decidimos deixar Sunnmøre para a região de Nordfjord. Algumas horas e um par de balsa monta depois nós estávamos na estrada para Gloppen / Haugsvarden e se apareceu que nós não éramos os únicos! Ovelhas e vacas também estavam em trânsito, obrigando-nos a dirigir com o máximo cuidado e atenção. Para aqueles que não estão dirigindo, isso significou tempo suficiente para apreciar a paisagem e ouvir nosso guia Oscar.

Ele é uma fonte inesgotável de conhecimento sobre a região e suas montanhas. Ele nos informou que o Gloppen é um dos lugares onde as comunidades de ciclistas estão construindo ciclovias oficiais. Com todo mundo ansioso para descobrir as novas trilhas, mais uma vez deixamos de lembrar que o nosso caminho para baixo também seria o nosso caminho para cima! A cimeira ofereceu uma visão esplêndida dos fiordes abaixo e tivemos a sorte de ter tempo para capturá-los pouco antes de uma névoa espessa nos envolver. Nós passávamos o resto do dia mais abaixo na floresta, desfrutando de alguns margas

DIA 5

Para o nosso último dia na Noruega, escolhemos montar um dos clássicos da região, a antiga rota postal: Den Trondhjemske Postvei. O que estávamos prestes a fazer era, na verdade, uma seção da rota de 700 km que ia de Bergen a Trondheim, construída em 1785 para garantir o serviço pós-venda em toda a região. Começamos nossa subida em uma estrada de cascalho suave que logo se transformou em lindos singletrack sinuosos serpenteando todo o caminho até um passe. Com boas pernas e técnica, você pode quase chegar ao topo! Tivemos uma sessão final incrível no planalto lá em cima, observando cada detalhe da vista de tirar o fôlego na entrada do famoso Geirangerfjord e seu desfile de navios de cruzeiro.

Depois de 5 dias repletos de ação, e para o deleite de todos, nosso destemido líder Mattias declarou uma descida sem câmera. Com isso, ele entrou e a perseguição estava acontecendo! Nossa equipe aproveitou a descida, cortando curvas, quebrando curvas, dentro de passes e sorrisos enormes. Todo mundo estava gritando e gritando que isso é como a nossa celebração.

O ciclismo de montanha em torno dos fiordes noruegueses definitivamente não apresenta o que poderíamos chamar de cavalgada “típica” (ou pelo menos que nenhum de nós estava acostumado). Mas se você gosta de descobrir e se você está pronto para o desafio de chegar ao topo, então o esforço vale totalmente a pena. Além de todas as ótimas fotos, você descobrirá a natureza bela e selvagem, singletracks inspiradores e cultura inesquecível.